Por Antônio Lourenço
Cliente da Quiçá Design recebe selo da ANPEI de empresa inovadora
A NANOX Tecnologia S.A recebeu no final do ano de 2009 o selo da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) de empresa Inovadora. Como entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras dos mais variados setores da economia, a Anpei atua junto com instâncias de governo e formadores de opinião, visando elevar a inovação tecnológica à condição de fator estratégico da política econômica e de ciência e tecnologia do Brasil.
Este Selo Anpei de Empresa Inovadora foi lançado em 2008 em coletiva de imprensa no BNDES, é um reconhecimento dos esforços da NANOX em desenvolver materiais inovadores no mercado. Para receber este selo, a entidade qualifica as empresas através de três critérios: investimentos em desenvolvimento frente ao faturamento da empresa, pessoal qualificado envolvido na geração e desenvolvimento de projetos e o impacto financeiro da inovação dos produtos gerados, lançados no mercado.
A gestora do selo de inovação destaca que este é um primeiro e importante passo para que vire referência e se transforme em certificação, que poderá agilizar o acesso a financiamentos públicos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, caso seja reconhecido pelos órgãos de fomento à inovação. “A NANOX sempre desenvolve produtos inovadores com apoio técnico de profissionais especializados em cada área. Este deve ser o grande motivo de nosso sucesso. Claro que atrelado a isso, tem muito “suor e tempo” dedicados ao desenvolvimento de materiais inteligentes, feitos sob medida para cada um de nossos parceiros” – destaca Gustavo Simões.
Como a empresa busca estar sempre na vanguarda da tecnologia, desenvolvendo soluções para as empresas parceiras, a NANOX torna-se uma grande vitrine e serve de modelo de inovação e empreendedorismo, pois sua própria história mostra um caso de sucesso que “nasceu” de um projeto universitário e tornou-se uma empresa de destaque. Até hoje mantém vínculos com essas instituições renomadas de ensino, que oferecem todo suporte na área de pesquisa e desenvolvimento. “Quando ganhamos um prêmio ou somos citados como empresa inovadora e empreendedora, ficamos orgulhosos em saber que isso serve não só como um reconhecimento de nosso trabalho e um facilitador de acesso à entrada de nossos produtos nas empresas, mas também de exemplo e inspiração para estudantes que pretendem fazer dos ensinamentos adquirimos na universidade, seu próprio negócio rentável e mais ainda, que ajude o país a se destacar” ressalta Simões.
Além do Selo da ANPEI, a Nanox também recebeu em dezembro o prêmio Empreendedor de Sucesso 2009, promovido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
A Nanox Tecnologia S.A. foi vencedora do prêmio Empreendedor de Sucesso 2009 na categoria Crescimento, promovido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta quarta-feira (02/12), na cidade de São Paulo. O prêmio Empreendedores de Sucesso contou com a participação de mais de 120 empresas que concorreram entre três categorias: Inovação, Crescimento e Oportunidade . Cada categoria teve um vencedor e o prêmio final foi oferecido para a empresa que melhor reuniu as três categorias. A Nanox foi vencedora da categoria Crescimento. “Um prêmio como esse, evidencia nosso crescimento mesmo num ano de crise mundial. Isso mostra que as empresas buscam cada vez mais, destacar-se entre seus concorrentes através de bons produtos e é isso que Nanox oferece aos nossos parceiros através do desenvolvimento de uma tecnologia sob medida para cada um de nossos clientes” destaca Gustavo Simões.
E a história de sucesso da empresa não pára por aí. A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) que lidera desde outubro de 2008 a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento que reforça o compromisso de desenvolvimento tecnológico do país, divulgou em seu site (www.cni.org.br/inovacao) o exemplo de sucesso da NANOX como sendo a primeira empresa exportadora de produtos com nanotecnologia.
Como a própria CNI destaca, a importância das inovações desenvolvidas nas empresas mostra que esse esforço exerce grande influência sobre o desempenho exportador do país. Além disso, destaca a importância de agregar valor aos produtos ou serviços nas várias fases da cadeia produtiva. “Nosso grande desafio é gerar diferencial de mercado e agregar valor aos produtos das empresas, através do desenvolvimento de materiais inteligentes desenvolvidos a partir da nanotecnologia.” – ressalta Simões.
A empresa NANOX “nasceu” de um projeto desenvolvido por três jovens universitários, André Araújo, Daniel Minozzi e Gustavo Simões que, ainda quando estudantes da universidade Federal de São Carlos desenvolveram o projeto e, durante a pós-graduação no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Araraquara o aperfeiçoaram. Em 2006 a empresa NANOX Materiais Inteligentes desperta o interesse de investidores internacionais através de seus projetos e recebe investimento do fundo de investimentos Venture Capital para seu desenvolvimento. No ano de 2007 a empresa concorre ao prêmio FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com vários projetos desenvolvidos em todo o país, saindo como grande vencedora, o que trouxe um aporte financeiro para seu desenvolvimento. Com todo esse investimento, amplia suas instalações e começa a ganhar seus primeiros grandes clientes como a IBBL e TAIFF empresas que fazem bebedores e produtos para beleza, respectivamente.
Atualmente desenvolve projetos para as áreas de Bioenergia, Petróleo e Gás que visa a otimização durante o processo de produção. “Pretendemos desenvolver materiais inteligentes para cada cliente. Primeiro realizamos uma visita para saber as necessidades, visualizar as expectativas do cliente e mostrar onde e como nosso produto pode ajudá-los. Depois desenvolvemos um projeto para aprimorar o processo e otimizar a produção da empresa” – explica Gustavo.
Fonte: www.nanox.com.br
animação tecnológica
produto
interativo
mockup 3D
logo 3D
vinheta 3D
mascote 3D
animação 3D
ilustração 3D
portfólio interativo
nosso mascote
blog animação 3D
facebook da
quiçá
twitter da quiçá
flickr da quiçá
canal youtube da
quiçá
vimeo da quiçá
cultura: instituto janela aberta
esporte: ciclismo são carlos
educação: semana susie - usp e
ufscar
clientes: quicadesign@quicadesign.com.br
currículos: talentos@quicadesign.com.br
parcerias: parcerias@quicadesign.com.br
Quiçá Design - Produções
3D
Passeio dos Ipês, 350 - 403 - Ed. Tríade - Nova York
Pq. Faber Castell I
- 13561-385 - São Carlos - SP