Desenvolvida pela agência Paoli Pinheiro, de São Carlos (SP), a campanha de divulgação do FestGraf 2008 teve como slogan a frase “Se o troféu der mole, o anúncio leva!”, que trouxe uma proposta criativa e bem humorada. “A ideia da campanha surgiu da relação do mundo do glamour e dos famosos, com o meio publicitário. É uma relação que já vemos acontecendo nos grandes festivais da propaganda, e que queríamos destacar na campanha. Todo mundo quer ter o seu momento de fama, e o FestGraf 2008 seria uma dessas oportunidades”, explica o publicitário Marcelo Paoli.
A campanha produziu peças para TV, internet, impresso, jornal e outdoor. O filme de TV foi produzido pela Quiçá Design que respondeu pela modelagem e animação 3D e o Berimbau Estúdio produziu o jingle, ambos são de São Carlos (SP). “A campanha teve como objetivo atrair o público ilustrando a grandiosidade do evento e, ao mesmo tempo, mostrando para todos quem é a estrela da premiação: o anúncio. Foi criado, então pela Paoli, o Paper Star, personagem principal da campanha, inspirado nos rappers gangsta, cheios de fama, dinheiro e mulheres”, afirma Matheus Maia, da Quiçá Design.
Inicialmente, Maia diz que havia certo receio se a animação 3D iria transmitir toda a idéia de glamour envolvida no FestGraf e no conceito criado pela agência Paoli Pinheiro. “Para que esse objetivo fosse atingido, teríamos que optar por criar a animação com um aspecto mais realista. E quanto mais realista é uma produção 3D, mais tempo se gasta em sua execução. Ao final, conseguimos superar as expectativas”, diz. Só para o processo de renderização, foram utilizadas três estações de trabalho, que ficaram a disposição 24 horas por dia, durante uma semana.
Além disso, segundo Matheus Maia, outro desafio foi a elaboração da trilha sonora. “Como o personagem principal era um rapper, a trilha sonora não poderia ficar atrás, teria que ser original e convincente. Por fim, graças ao Berimbau Estúdio, a trilha casou como uma luva e foi tão marcante que virou até hit no dia da premiação, com todo mundo repetindo: “Put your hands Up’ Put your hands Upl”, afirma. Já Alexey Rodrigo, produtor musical do Berimbau Estúdio, levou cerca de uma semana para criar todo o áudio da campanha, com os efeitos sonoros que reproduziam a chegada glamurosa do Paper Star. “Começamos pelo sound design (efeitos sonoros do ambiente). Uma vez sonorizado O ambiente, começamos a trilha. Buscamos, então, algumas referências do que atualmente anda em alta no mundo do hip-hop e ‘andamos’ por Black Eyed Pies, 50 cent, Justin Timberlake, entre outros. Tivemos também, a idéia de fazer o jingle todo em inglês”, explica.
Fonte: Revista Canto do Galo, Ano 11, Edição 31
O FestGraf – Festival de Publicidade de Mídia Impressa da Associação dos Profissionais de Propaganda, é um dos mais importantes eventos do segmento, que visa reconhecer e premiar a criatividade e a qualidade das agências de propaganda, fornecedores da área gráfica, estúdios de arte/fotografia, além de incentivar os investimentos em talentos e tecnologia, visando o aperfeiçoamento da criatividade e da qualidade dos serviços técnicos das agências e fornecedores do interior.
. Assista ao vídeo APP Festgraf
animação tecnológica
produto
interativo
mockup 3D
logo 3D
vinheta 3D
mascote 3D
animação 3D
ilustração 3D
portfólio interativo
nosso mascote
blog animação 3D
facebook da
quiçá
twitter da quiçá
flickr da quiçá
canal youtube da
quiçá
vimeo da quiçá
cultura: instituto janela aberta
esporte: ciclismo são carlos
educação: semana susie - usp e
ufscar
clientes: quicadesign@quicadesign.com.br
currículos: talentos@quicadesign.com.br
parcerias: parcerias@quicadesign.com.br
Quiçá Design - Produções
3D
Passeio dos Ipês, 350 - 403 - Ed. Tríade - Nova York
Pq. Faber Castell I
- 13561-385 - São Carlos - SP